top of page
  • Foto do escritorBeltrão

O que é RENAJUD?


O que é RENAJUD?
O que é RENAJUD?


Há algumas dores de cabeça burocráticas que acontecem quando o proprietário do veículo acaba descuidando da documentação deste automóvel. Uma delas é a restrição RENAJUD, que diz respeito ao não cumprimento de alguma ordem judicial, de modo que o veículo se encontra fora das diretrizes da legislação de trânsito.


Há quatro situações nas quais o veículo pode ficar com bloqueio RENAJUD. São elas:


  1. Ações trabalhistas.

  2. Herança ou divórcio.

  3. Acidentes de trânsito.

  4. Inadimplência em financiamento.


O que significa a sigla RENAJUD?


A sigla RENAJUD significa Restrições Judiciais sobre Veículos Automotores, que diz respeito a um sistema on-line de restrição judicial de veículos criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que interliga o Judiciário ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).


De acordo com a explicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esta ferramenta eletrônica permite consultas e envios, em tempo real, à base de dados do registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), de ordens judiciais de restrições de veículos – inclusive registro de penhora – de pessoas condenadas em ações judiciais.


Como saber o motivo do bloqueio RENAJUD?


Entre em contato pelo WhatsApp (11) 94733-0560 e solicite a pesquisa


Mas como resolver um bloqueio?


O automóvel poderá ficar livre após o pagamento integral da dívida do processo.

As restrições por RENAJUD são:


  1. Bloqueio RENAJUD circulação: é o mais rígido de todos, pois o veículo fica impedido de circular pelas vias públicas brasileiras. Ou seja, é impossível utilizar o carro ou a motocicleta. Caso o automóvel com este bloqueio seja flagrado circulando nas vias públicas, ele será colhido e levado ao pátio.

  2. RENAJUD penhora: neste bloqueio, é registrada, no RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), a penhora efetivada em processo judicial sobre o veículo. Isso é feito para o levantamento de recursos necessários para liquidar a dúvida do proprietário do automóvel com a Justiça.

  3. Restrição de Transferência RENAJUD: este bloqueio impede que a transferência de propriedade do automóvel seja feita. Assim, caso algum cidadão compre um veículo que apresente esta restrição, ele não conseguirá emitir documentos em seu nome que possam comprovar que a propriedade do veículo.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page