top of page

O que é um despachante online e como funcionam os serviços


O que é um despachante online e como funcionam os serviços
O que é um despachante online e como funcionam os serviços


Manter um veículo com a documentação em dia é a forma mais eficiente de não ter problemas com as autoridades de trânsito e, nesse sentido, se faltar tempo para pesquisar as pendências ou mesmo seguir os trâmites do Detran, a contratação dos serviços de despachante online pode ser uma boa solução.

Esse serviço acontece da mesma forma como o despachante presencial, a diferença é que as atividades acontecem no meio digital. Com a pandemia da covid-19, esse tipo de atividade cresceu bastante, oferecendo mais facilidade para quem precisa do serviço.


O que é um despachante online

O despachante online, também conhecido como despachante virtual, presta serviços via internet e segue os mesmos procedimentos do despachante presencial.

Ele atua intermediando as demandas de proprietários de veículos e o Detran e, aproveitando as funcionalidades de serviços já disponibilizadas pelos órgãos públicos, colabora para que os procedimentos sejam mais ágeis.

Assim, caso você não tenha tempo de ficar verificando, ou até mesmo não esteja familiarizado com a internet e os meios digitais, procurar um despachante online pode ser ideal para você. O que é um despachante online e como funcionam os serviços


Quais serviços podem ser feitos online e como funciona. O que é um despachante online e como funcionam os serviços


O serviço de despachante online não apresenta nenhum tipo de diferença se comparado ao serviço presencial. O que acontece é somente uma alteração da via usada para solucionar as pendências do automóvel, que, nesse caso, acontece utilizando recursos digitais.

Resumidamente, os serviços que podem ser feitos pelo despachante de trânsito são:

  1. primeiro emplacamento;

  2. comunicação de venda;

  3. consulta de débitos de veículos;

  4. consulta de documento de veículo;

  5. segunda via de CRV;

  6. segunda via de CRLV;

  7. transferência de veículo;

  8. alteração na placa;

  9. troca de município no registro;

  10. alteração de endereço residencial do responsável pelo veículo;

  11. liberação de veículo apreendido;

  12. troca de estado no registro;

  13. alteração de características do veículo;

  14. vistoria veicular;

  15. baixa definitiva de veículo como sucata.

Todos esses serviços são gerenciados pelo Detran de cada estado. Assim, toda vez que é preciso fazer um procedimento de atualização ou regularização, é necessário procurar o órgão.

Mas, ao contar com o despachante virtual, é possível resolver todas as questões de maneira digital, desde que o profissional seja credenciado para a prestação desses serviços.


Quando procurar um despachante


Você pode procurar os serviços de despachante online toda vez que quiser contar com um serviço especializado, livrando-se de toda a burocracia que envolve a regularização e atualização dos dados do veículo.

O profissional despachante tem acesso ao conhecimento necessário para viabilizar as questões apresentadas, além de ter acesso aos sistemas do Detran e demais órgãos relacionados.


Como saber se o despachante é confiável?


O despachante precisa se credenciar no Detran. Somente dessa forma é possível garantir que os serviços prestados estejam alinhados com as exigências do órgão.

Geralmente, os Detrans de cada estado disponibilizam uma relação dos despachantes credenciados. Esses profissionais devem abrir um CNPJ para prestar os serviços.

É importante que você saiba que o despachante, apesar de estar vinculado ao DETRAN, não ocupa o cargo de funcionário do órgão.

Pedir indicações de pessoas amigas e pesquisar a reputação no serviço na internet também é válido para saber se o serviço de despachante é confiável.


Assim, o despachante online é um serviço que veio para facilitar o dia a dia dos proprietários dos veículos e tem se mostrado uma solução eficiente para agilizar os serviços burocráticos, já que possibilita segurança, agilidade e praticidade para os contratantes dos serviços.


18 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page