top of page
  • Foto do escritorBeltrão

Placa de trânsito: saiba identificar as principais e seus significados


Placa de trânsito: saiba identificar as principais e seus significados
Placa de trânsito: saiba identificar as principais e seus significados

Você sabe que identificar as placas de trânsito e seus significados é essencial para você poder transitar em qualquer lugar com segurança, certo?

Sem dúvida, para trajetos corriqueiros, como o de casa para o trabalho, você até se sairia bem sem as placas de trânsito, ainda mais com as facilidades de aplicativos, como o Waze.

No entanto, a segurança no trânsito depende muito das placas de sinalização. Elas podem ser placas de advertência, placas indicativas, placas de regulamentação, entre outras.


O que são placas de trânsito e seus significados?


Se você ainda não compreendeu a importância das placas de trânsito para a organização do tráfego de veículos nas ruas, está na hora de rever esse conceito.

Isso porque elas são fundamentais para organizar a circulação dos veículos, conferindo mais segurança no trânsito.

Além disso, facilitam a vida do condutor e, quando os aplicativos de trânsito não funcionam no seu smartphone, elas são capazes de indicar o caminho correto até o seu destino final.

Assim, fica fácil entender que as placas de trânsito servem para transmitir informações de advertência e de orientação.

O anexo I da Lei Nº 9.503/1997, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ainda em vigor, rege que as placas de trânsito são símbolos ou legendas pré-reconhecidas e instituídas na forma da lei como sinais de trânsito.

Seu objetivo é garantir a segurança de todos os agentes envolvidos nas vias públicas, o que inclui ciclistas e pedestres, além dos condutores de veículos.

Portanto, ignorar as placas de sinalização de trânsito é infração, passível de multa, conferindo ao condutor uma direção perigosa.


Para que servem as placas de trânsito e seus significados? Placa de trânsito: saiba identificar as principais e seus significados


Como você pode perceber, a sinalização das ruas, avenidas e estradas serve para informar sobre as regras de tráfego, assim como outras condutas regulamentadas para o local.

As placas de trânsito são estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e determinam que a regulamentação da via deve ser feita pelo órgão ou entidade competente com circunscrição sobre o local.

Também cabe a esses órgãos definir sobre o tipo de estacionamento, sentido de direção, horários e dias, entre outras circunstâncias que fazem parte do cotidiano do tráfego de veículos em determinada região.

Quando o assunto é especificamente a sinalização vertical, ou seja, as placas de sinalização de trânsito, é sempre importante lembrar que elas são fruto de muito estudo das entidades responsáveis pelo trânsito no país.

As placas de advertência e regulamentação, em especial, comunicam sobre importantes fatores sobre as vias, a fim de garantir a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas. Placa de trânsito: saiba identificar as principais e seus significados


Quais as principais placas de trânsito e seus significados?


Agora que você já sabe o que são placas de trânsito e para que elas servem, veja a seguir quais são as principais em vigor no país.


Placa de regulamentação


Como o próprio nome indica, as placas de regulamentação são usadas para regulamentar a circulação na via.

Isso quer dizer que elas são usadas para indicar limitações, obrigações e também proibições.

Nesse cenário, o condutor que infringir os direcionamentos das placas está cometendo infração conforme rege o Código de Trânsito Brasileiro.

Dessa forma, o condutor fica sujeito a multas e penalidades, podendo, inclusive, ter o seu direito de dirigir suspenso, caso exceda a pontuação de 40 pontos em seu prontuário.

As placas de regulamentação são vermelhas, com fundo branco e têm um formato redondo.

É exceção a placa de ‘Parada Obrigatória’. Essa possui um formato hexagonal e com fundo vermelho. Já a placa ‘Dê a preferência’ tem a forma de triângulo invertido.


Placa de advertência


Também como sugere o nome, as placas de advertência possuem como objetivo chamar a atenção do condutor, ou seja, alertá-lo de prováveis ameaças que podem constar nas vias.

As placas de advertência possuem uma forma quadrada (colocadas na diagonal), com fundo amarelo e não possuem caráter punitivo.

Elas podem sinalizar para o condutor, por exemplo, o risco de cruzamentos, curvas acentuadas, ferrovias, estreitamento de via, perigo ou sentido, entre outros.


Placa de indicação


As placas de indicação são destinadas a indicar ao motorista sobre o local ou destino.

As placas de trânsito de indicação com o fundo azul são destinadas a indicar o local.

Já as de fundo verde orientam o condutor quanto ao destino. Para isso, usam setas e a indicação dos quilômetros.


Placas educativas


Como revela o nome, as placas educativas possuem a finalidade de educar o motorista quanto à conduta adequada no trânsito, garantindo a segurança de todos.

O formato dessas placas de trânsito são retangulares e de fundo branco.


Placas de sinalização de obras


As placas de sinalização de obras têm a finalidade de orientar o condutor quanto a aproximação de obras na via.

De modo geral, esse tipo de placa possui um formato quadrado (colocado na diagonal).

A exceção fica por conta de 4 delas que possuem uma forma retangular, e têm fundo amarelo.

Em algumas delas é possível perceber uma pequena placa retangular, com a indicação da distância.


Placas de atrativos turísticos


As placas de atrativo turístico, como o próprio nome sugere, são destinadas a informar ao motorista quanto à localização das atrações turísticas em determinada região.

Essas placas possuem o fundo na cor marrom, com letras brancas e indicam através do nome e símbolo do local.

Em alguns casos, também podem trazer a informação das atrações turísticas através de setas e dos quilômetros.


Placas auxiliares


As placas de serviços auxiliares são responsáveis por orientar o condutor quanto aos locais onde eles podem encontrar os serviços indicados.

São exemplos de placas auxiliares as referentes a hospitais, restaurantes, bombas de gasolina, entre outras.

Assim, as placas de trânsito e seus significados têm como objetivo facilitar o dia a dia no trânsito, organizando o fluxo de todos os agentes envolvidos, ao mesmo tempo em que confere mais segurança.


53 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page