top of page
  • Foto do escritorBeltrão

Viseira aberta: quando é infração de trânsito?


Viseira aberta: quando é infração de trânsito?
Viseira aberta: quando é infração de trânsito?

As viseiras fazem parte do capacete e protegem os olhos bem como parte da face contra impactos de chuva, poeira, insetos, sujeira e detritos jogados ou levantados por outros veículos. Em velocidade, o impacto de um pequeno objeto causa um grande estrago se o piloto não estiver suficientemente protegido. Sobre a importância do seu uso não há dúvidas, o que muitos questionam é quando trafegar com a viseira aberta pode ser uma infração de trânsito.


De acordo com as novas regras, trafegar com a viseira aberta somente é infração de trânsito se a motocicleta estiver em movimento. Nesse caso, a infração é média, com multa de R$ 130,16 assim como retenção do veículo para regularização. A norma vale tanto para o piloto quanto para o passageiro. Viseira aberta: quando é infração de trânsito?


Quando o veículo estiver imobilizado na via, independentemente do motivo, a viseira pode ser totalmente levantada. Depois, deve ser imediatamente restabelecida à posição frontal aos olhos quando o veículo for colocado em movimento.


Cor das viseiras



Viseira espelhada pode? Saiba quando usar!
Viseira espelhada pode? Saiba quando usar!


As viseiras permitidas são aquelas nos padrões cristal, fumê light, bem como fumê e metalizado. No período noturno, deve-se usar apenas a viseira cristal. A viseira também deve estar em perfeitas condições, sem rachaduras ou arranhões, por exemplo, que atrapalhem a visão do condutor.


Segundo a lei brasileira 203/06, regulamentada pelo órgão CONTRAN – Departamento Nacional de Trânsito – no período noturno fica obrigatória a viseira padrão cristal. Nesse caso, viseiras espelhadas e escuras devem ser usadas somente durante o dia.


A legislação entende que, como no período noturno a visibilidade da pista fica comprometida – dada a falta de luminosidade solar – o mais seguro e apropriado é adotar uma viseira que dá completa observação dos detalhes pelo caminho – nesse caso a viseira cristal é a melhor escolha!


Por isso, para quem decidiu que merece mais qualidade na pilotagem, o melhor a fazer é aderir às viseiras de reposição! Como assim? Bem, com o capacete certo, é possível adotar diversos tipos de viseiras e trocá-las segundo a necessidade do momento!


9 visualizações0 comentário
bottom of page